A elegância vestindo as cores da bandeira uruoquense: vida de Régina Célia
O discurso foge à emoção quando vamos falar acerca de pessoas tão ilustres, como as MULHERES DESTAQUES já citadas, porém é necessário unir algumas palavras especiais para compor mais uma homenagem bibliográfica, ressaltando a vida de mais uma figura feminina que veio a contribuir com nossa cidade.
A filha de Edson Bezerra Gomes e Maria do Carmo Ximenes Gomes nasceu em Reriutaba – CE aos 19 dias do mês de setembro de 1951 e foi casada com Francisco Rocha Porfirio (Chico Eudes – in memorian); do enlace matrimonial, nasceram quatro filhos.
Iniciou seus estudos na Casa da Providência, em sua terra natal (Reriutaba), cursou o normal no Colégio Santa Isabel em Fortaleza e concluiu seus estudos acadêmicos do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE); tempos depois, especializou-se em Administração Escolar e Supervisão.
Sua jornada de trabalho foi iniciada muito cedo. Com apenas 13 anos, já lecionava no Colégio Raimundo Mesquita, em Reriutaba e, em seguida, na Escola do Tabapuá, em Fortaleza. Exerceu o cargo de Vice e de Diretora das Escolas Autran Nunes, pela Rede Municipal de Fortaleza e Valdemar Falcão, pelo Governo do Estado. Atualmente é aposentada.
Sua atuação profissional em nosso município se deu de 1989 a 1992 junto ao esposo Chico Eudes, que na época era o prefeito, uma vez que assumiu a missão de administrar a cidade de Uruoca/CE, contribuindo com a administração, participando direta e indiretamente das ações, dando suporte à implementação do plano de cargos e carreiras do magistério, condizentes com a realidade do momento vivido à época.
Esteve à frente das escolhas estruturais e físicas da creche Vânia Rocha, da Escola Murilo Aguiar e do Centro de Convivência do Idoso Joaquim Garcez Rocha. Implantou vários cursos profissionalizantes, como pintura, corte e costura, crochê e artesanato em geral no Centro Comunitário Ana Garcez, onde se iniciou a produção de trabalhos manuais a serem comercializados, valorizando, assim, a mão-de-obra e criatividade local. Sempre que possível, contribuiu com a banda de música da cidade, disponibilizando instrumentos e fardamentos. Criou o clube Mãe Gestante, com distribuição de enxovais e palestras educativas para os primeiros cuidados e socorros aos recém-nascidos.
Pessoa ativa e participativa que foi na gestão, contribuiu na seleção, escolha e distribuição de material para as casas que eram feitas em Regime de Mutirão, na distribuição de cestas básicas e alimentos, já que nesse período não existia Bolsa Família, auxiliava ativamente nas festas da Padroeira e no Centro Esportivo Uruoquense (CEU).
Suas ações foram tamanhas que em 2001 foi convidada a participar da então gestão do prefeito Jan Keuly ocupando o cargo de Secretária de Ação Social, função exercida por pouco tempo, mas com muito zelo e empenho, com o intuito sempre de somar.
No ano de 2007, recebeu o título de cidadã Uruoquense concedido pela Câmara Municipal, por meio de requerimento de autoria da então presidente Aldebiza Carneiro, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da casa.
Atualmente, mantém o Memorial Chico Eudes, local criado depois do falecimento de seu cônjuge, tendo o intuito de oferecer aos frequentadores e visitantes, por intermédio de fotos, um pouco do crescimento que Uruoca experimentou na sua administração, além de entretenimento sadio, como jogos e revistas, dirigido aos jovens.
Selou, na história de nossa cidade, seu nome. E sua história de lutas e conquistas será ouvida por gerações e gerações, sempre em agradecimento por sua imensurável contribuição.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.