A bênção de conseguir trazer à luz um ser: a vida de Maria de Aquino
A filha dos agricultores Ana Rodrigues de Lima e Antônio de Aquino Manço nasceu em 15 de março de 1934, na localidade de Caldeirão, zona rural de Uruoca. Sendo a sexta filha do casal, Maria Rodrigues de Aquino cursou o ensino fundamental na cidade de Uruoca e, para assistir às aulas, vinha todos os dias a cavalo. A distância e a dificuldade de locomoção não foram motivos para que Maria desistisse de seus objetivos. O que nos dá voz a dizer que, honrosamente, mereceu cada vitória, por ter lutado por elas.
Em 1974, saiu da casa dos pais para morar e trabalhar na cidade de Uruoca, juntamente com duas de suas irmãs. Seu primeiro emprego foi como cuidadora de criança na casa de parentes. Em 1975, começou a trabalhar no posto de Saúde de Uruoca, realizando os partos na casa das próprias gestantes na sede, interior e localidades. Surgia aí uma mulher batalhadora e de grande coração, ela que traria ao mundo muitas crianças e possibilitaria a estas o primeiro respirar.
No ano de 1976, na gestão do prefeito de Uruoca, Sr. Martiniano Alves dos Santos, aconteceu a inauguração do Hospital de Uruoca. Maria de Aquino continuou na função de parteira e agora realizava os partos nas dependências da Unidade Mista de Saúde de Uruoca, sob a supervisão do Dr. Cruz. Seu trabalho sempre foi muito elogiado por todas as parturientes a que atendia, pois se mostrava sempre muito gentil e amável com todas. Foram muitos os partos realizados na sede e nas localidades de Uruoca.
Maria destaca ainda seu amor à profissão e a total dedicação que tinha, sem medir esforços para conseguir chegar até as gestantes para a realização dos partos. Hoje, lembra saudosa da época de parteira e de que, por suas mãos, a chance de uma nova vida, a todo instante, surgia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.