quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA ACOMPANHAMENTO IN LOCUS A 100% DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL


    A Secretaria da Educação de Uruoca realizou o acompanhamento a todas as escolas da rede municipal, com o proposito de verificar e orientar todos os processos pedagógicos, administrativos e de gestão das escolas da rede municipal. 
   A análise dos planos de ação da escola, dos Conselhos Escolares, diários e planos mensais dos professores, projetos e ações do Núcleo Gestor foram as discussões que permearam esses momentos. Nas unidades que atendem alunos do 2º ao 5º do Ensino Fundamental houve ainda estudo dos resultados das avaliações do PROTOCOLO/ PAIC. Os professores, Núcleo Gestor e equipe pedagógica tiveram oportunidade de mostrar os avanços e alguns entraves que ainda dificultam a aprendizagem e o ensino nas instituições municipais de ensino. 
   A Secretária da Educação Sheila Andrade se colocou a disposição para melhorar as condições de ensino, apoiando projetos institucionais e de sala, auxiliando a direção num diálogo franco e democrático, com vista a conduzi-la para um trabalho transparente. 
   Outros encaminhamentos foram organizados: 
       • Manter-se atento sobre o andamento dos Conselhos escolares e APCs, observando o funcionamento, o registro das reuniões e garantia da efetiva participação e decisão nos processos administrativos e pedagógicos;
      • Observar com atenção o funcionamento da Secretaria nos aspectos escriturais relativos à informação do Censo, movimentação de alunos, prontuários de alunos e professores, preenchimento correto de documentos, vida funcional dos docentes, etc. 
      • Preocupar-se com o constante acompanhamento do Livro Ponto para que não se deixe de verificá-los, apondo-se ao final do mês a assinatura a cada página, o que oferece a oportunidade de observar a assiduidade de servidores e docentes.
      • Em relação ao diário dos professores, lembrar da importância do correto preenchimento deles, uma vez que não atendido o preceito poderão advir sérias dificuldades quando da comprovação das informações. O registro claro, objetivo também deve ser foco nos trabalhos burocráticos dos professores. 
   • Organizar as reuniões pedagógicas e momentos de estudos dos professores, fortalecendo e intensificando o acompanhamento à prática pedagógica e aproveitamento escolar, responsabilizando-se, também, pelo produto final.
      • Priorizar pela execução de uma rotina de trabalho dentro da escola, priorizando as ações que elevem o nível de aprendizagem dos alunos, que é objetivo maior de toda instituição de ensino.




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