O sítio arqueológico identificado na localidade de Volta, foi encontrado no ano de 1996 e fica aproximadamente a 1 (uma) hora da Sede do município. As pinturas são vestígios de pedras que teriam sido talhadas por possíveis habitantes indígenas, que teriam povoado o local. As pinturas apresentam como característica a coloração avermelhada, figuras estilizadas, e formas abstratas.
Sabendo que a preservação desse patrimônio é crucial para que possamos entender como viviam estes povos ou criaturas e assim, através desse conhecimento, entender melhor como vivemos hoje, o Governo Municipal iniciou o processo de revitalização do sítio. De inicio, foi-se feito uma visita aos registros. A nova meta da administração municipal é o tombamento e reconhecimento do sítio arqueológico ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Este que irá preservar efetivamente esse bem com valor material e cultural do município, por intermédio de uma legislação específica.
Além deste e da propriedade histórica já conhecida e tombada na Serra da Conceição (a 25 km da Sede), o nosso município dispõe de um terceiro sítio, localizado em Cavianã, lugarejo da zona rural do distrito de Campanário, que assim como este da localidade de Volta, deve ser estudado, tombado e preservado.
parabens pela matéria Felipe
ResponderExcluir