sexta-feira, 18 de outubro de 2013

NOVA IDENTIDADE: URUOCA COM MODERNO BRASÃO, BANDEIRA E HINO

       Após muitos meses de árdua pesquisa e estudo acerca da história do nosso município, foi instituída pela Lei Municipal de n° 118/2013 de 16 de outubro de 2013, o NOVO BRASÃO DE ARMAS, A BANDEIRA E O HINO DO MUNICÍPIO DE URUOCA, considerando-se os padrões dos Símbolos Municipais e os modelos compostos de conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei.

BRASÃO
    Escudo esquartelado. O primeiro quartel de azul, com duas estrelas de ouro em chefe e uma faixeta rebaixada, ondada de prata e de azul de cinco peças; o segundo quartel de vermelho, com dois trilhos ferroviários presos a nove dormentes de prata, postos em faixa e encimados por um cocar indígena de ouro; o terceiro quartel de ouro, com uma carnaubeira de verde à destra e uma cruz de madeira encimada por um galo à sinistra, ao natural, firmados sobre um contra chefe curvado de verde; e o quarto quartel de verde, com uma cabeça de boi de ouro encimada por uma foice, posta em faixa e voltada para cima, com lâmina de prata e cabo de ouro. Ladeando o escudo, como apoios, a destra um galho de cajueiro de verde, frutado de vermelho e com castanhas de ouro, e à sinistra um galho de milho, de verde e frutado de ouro. Sobre o escudo uma coroa mural de cinco torres de prata, com as das extremidades laterais vistas pela metade. Sob o escudo um listel de verde e perfilado de ouro, com a inscrição: “URUOCA” em letras maiúsculas, entre as datas “1943” e “1957”, tudo de ouro.

   No primeiro quartel, a faixeta ondada representa o Rio Coreaú, as duas estrelas representam os dois distritos do município: Paracuá e Campanário.
   No segundo quartel, os trilhos representam a linha ferroviária que originou o aglomerado urbano inicial de Uruoca, e o cocar indígena representa a origem toponímica da cidade.
   No terceiro quartel, o contra chefe de verde representa as colinas que circundam a sede do município, a carnaubeira representa o principal produto exportado por Uruoca em sua história, e a cruz com o galo representa a influência religiosa na fundação do aglomerado urbano da sede municipal.
  No quarto quartel, a cabeça de boi representa a vocação para a pecuária, e a foice representa a importância da agricultura para o município.
  Das plantas que ladeiam o escudo, o galho de cajueiro e o galho de milho representam as principais culturas agrícolas uruoquenses.
    A coroa mural de prata de cinco torres aparentes é a peça heráldica que tipifica o brasão de armas como sendo o de uma cidade do território federativo brasileiro.
    A palavra “URUOCA” é o nome do município e o numeral “1943” representa o ano em que o Distrito de Riachão passou a ser denominado Distrito de Uruoca e o numeral “1957” representa o ano da emancipação municipal.


BANDEIRA:


     A Bandeira do Município de Uruoca assim se descreve: Quadrilátero paralelogramo retangular dividido por 21 módulos na horizontal e 13 módulos na vertical, divididos em três campos formados por quadriláteros paralelogramos retangulares, sendo o primeiro de azul, o segundo de branco e o terceiro de ouro. 
    A Bandeira de que trata este artigo tem a seguinte interpretação: o branco simboliza a paz, a pureza, a temperança, a verdade, a franqueza, a integridade e a amizade; e a cor azul é indicativa do céu, da coragem, do valor, da generosidade e da honra; e a cor amarela simboliza o ouro, a riqueza e a abundância.

HINO

     O Hino Municipal é composto da letra de Onias Rocha. A marcha batida, de autoria do Maestro Pedro Peixoto, integrará as instrumentações de orquestra e banda, nos casos de execução do Hino Municipal.

Um comentário:

  1. Sou o 1º Sargento do Exército, Jocélio Andrade, servindo atualmente no Comando de Fronteira Amapá/34º BIS, em Macapá/AP.

    Estou desenvolvendo, desde 14 de maio de 2007, um estudo com levantamento do Inventário Heráldico e Vexilológico dos Municípios Brasileiros em sua totalidade de 5.570, por região geográfica, o qual fará parte de um “ANUÁRIO HERÁLDICO E VEXILOLÓGICO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS”.

    Do acima exposto, queria solicitar a possibilidade de estar nos enviando:

    - às imagens dos vossos símbolos municipais (brasão das armas e bandeira), bem como

    - cópia da Lei que os criou nesta constará a descrição de cada um dos símbolos, descrição essa muito importante para entendermos o processo histórico de cada município.

    Algumas Observações:

    1ª. Não podemos esquecer que não basta só nos enviar as imagens, bem como cópia de cada lei, devem nos enviar as mesmas em boa qualidade, pois farão parte de um futuro documento histórico de âmbito nacional e porque não dizer internacional. O Mundo nos olhará em 2014 e 2016;

    2ª. Que cada município possa está nos enviando o seu melhor e assim ser representado a sua altura.

    3ª. O Formato das imagens podem ser: .jpg, .gif, .cdr
    (preferencialmente);

    4ª. O envio das imagens em muito boa resolução e qualidade é fator primordial para a descrição dos elementos do brasão e da bandeira; sem falar no envio da lei que os criou. Lei que descreve sucintamente, a bandeira e o brasão.

    Cordialmente,

    ANDRADE, J.S.

    (96) 8109-4035

    (96) 9152-8663

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.