quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

VIROSE DA MOSCA: SAIBA COMO SE PREVENIR E TRATAR A DOENÇA


O início do ano é caracterizado pela quadra chuvosa, que favorece o aparecimento de doenças. Uma, em específico, tem chamado bastante atenção da Secretaria de Saúde de Uruoca. Conhecida cientificamente como Doença Diarreica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, a virose da mosca ganhou este nome devido ao crescente aparecimento de moscas no período chuvoso do ano. Estas, pousam em áreas contaminadas e depois em alimentos, podendo transportar microrganismos que levam doenças para dentro de sua casa.

Devido seu hábito de transitar por diversos tipos de matéria orgânica (lixo, fezes, cadáveres) acabam transportando em suas pernas inúmeros tipos de patógenos, como vírus, bactérias, protozoários e ovos de helmintos (verminoses), sendo potenciais vetores na transmissão de doenças, especialmente diarreias e desconfortos intestinais.

Vale salientar que a virose da mosca não é transmitida apenas por este inseto. A transmissão ocorre principalmente por meio da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos da própria pessoa ou de outras ou de insetos que transportem os microrganismos. Contudo, cuidados preventivos são eficazes para que a enfermidade seja evitada.

CUIDADOS: 

As medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas pela população se referem aos cuidados com o acondicionamento do lixo, mantendo-o sempre em sacos fechados e descartando-os apenas no dia e horário do caminhão de coleta. As lixeiras também devem ser lavadas após a retirada do lixo, pois podem conter ovos ou larvas. Deve-se evitar o acúmulo de qualquer resíduo orgânico, como adubos na superfície da terra e restos de alimentos.


SINTOMAS COMUNS: 


- Náuseas;

- Vômitos;

- Diarreia;

- Febre;

- Cólicas abdominais;

- Desidratação, em casos mais graves.

Persistindo os sintomas ou surgindo sinais de desidratação, não hesite em procurar o médico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.