O Governo Municipal de Uruoca juntamente com as secretarias municipais, promoveram na sexta-feira (1), o Dia do Esporte Educacional, Seguro e Inclusivo. Propondo uma metodologia participativa composta por estações que desenvolvem atividades nas áreas de esportes, recreação, artes e jogos cognitivos. As atividades foram estruturadas a partir da adaptação de regras de acordo com as condições sociais e pessoais e não tem como objetivo a competição, mas sim a inclusão social. Na ocasião, estiveram presentes autoridades locais e instrutores esportivos.
O esporte educacional e seguro permite que as crianças e adolescentes aumentem suas habilidades em solucionar problemas, trabalhar em equipe e fortalecer os vínculos afetivos com a família e sua comunidade. A partir do momento em que o esporte é percebido como mais uma ferramenta para o enfrentamento às violações de direito, como o trabalho infanto-juvenil, a exploração sexual e promoção da cidadania.
O conceito de esporte educacional, seguro e inclusivo faz parte de uma abordagem mais ampla, conhecida como esporte para o desenvolvimento, que trata do uso do esporte para alcançar objetivos de desenvolvimento sustentáveis e concretos. A ideia é que o acesso a jogos e brincadeiras, ao lazer e à prática esportiva deve ser acompanhado por uma perspectiva educacional e cidadã. Ao mesmo tempo, deve-se garantir que essas práticas sejam desenvolvidas em ambientes seguros e inclusivos, ou seja, que os materiais, estruturas físicas, espaços e instrumentos pedagógicos utilizados não ofereçam perigo e sejam inclusivos para meninas, meninos, crianças e adolescentes com deficiência, independentemente de suas habilidades, lugar de origem, raça, etnia, religião, identidade de gênero ou orientação sexual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.