sexta-feira, 9 de agosto de 2019

CAMPANHA “JULHO AMARELO” ALERTA PARA PREVENÇÃO E RISCOS DAS HEPATITES VIRAIS EM URUOCA







Julho é considerado pelo Ministério da Saúde como o mês amarelo de combate às hepatites virais. Pensando nisso, o Governo Municipal de Uruoca juntamente com Secretaria da Saúde, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), realizou ações sobre a prevenção, cuidados e diagnóstico das hepatites. O momento faz parte da campanha do Julho Amarelo, com foco na prevenção e no tratamento das hepatites virais. No decorrer do mês, foram intensificados as ações de prevenção à doença com a realização de testes rápidos, por meio de orientações e rodas de conversas com os usuários. Durante todo o ano, as Unidades de Saúde da Família oferecem aos usuários testes rápidos de hepatite B, hepatite C, Sífilis e HIV.

O que são as hepatites:
As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado. Não costumam apresentar sintomas, mas quando eles aparecem os mais comuns são cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Os vírus da hepatite B e C são transmitidos por meio do sangue ou relação sexual. Por isso, é importante ficar atento aos cuidados nas transfusões sanguíneas, no dentista, em sessões de depilação, manicure e pedicure ou tatuagem para que tudo esteja esterilizado, além de usar sempre preservativo. 

O tratamento para hepatites é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como os testes rápidos para detectar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.