terça-feira, 18 de junho de 2019

CULMINÂNCIA MUNICIPAL DO PROGRAMA PETECA É REALIZADA EM URUOCA






O Governo Municipal de Uruoca, através da Secretaria da Educação, realizou nesta terça-feira (18), no Centro de Feiras e Eventos, a culminância do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. (PETECA), o evento contou com a participação das escolas da rede municipal de ensino.
Durante a culminância do programa, foram apresentadas várias atividades realizadas pelos alunos em um momento de apresentações culturais nas categorias: poema, poesia, esquete teatral, desenho, e musíca. A ação serve para conscientizar sobre o combate ao trabalho infantil e contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Esta ação é uma estratégia de mobilização social e objetiva para fortalecer a luta contra o Trabalho Infantil e o PETECA em nosso município.
O Peteca é um programa de educação que visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil. Consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente. Adotando a estratégia da multiplicação dos saberes, o Peteca realiza oficinas de capacitação e sensibilização de profissionais da educação, que atuam como coordenadores municipais do Programa e são responsáveis pela formação de coordenadores pedagógicos. Estes, por sua vez, debatem com os professores os temas estudados nas oficinas, elaborando plano de ação para abordagem em sala de aula durante o ano letivo, e promoção de eventos que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar. Os trabalhos selecionados na etapa municipal foram: na categoria esquete teatral e desenho  a escola Francisco  Marques Vieira, na categoria música a escola Valdemar Rocha, na categoria poesia e conto, a escola Francisco Henrique Ciriaco Duarte.

SAIBA MAIS:
No Brasil, o número de crianças e adolescentes que ainda trabalham é alarmante. Segundo a PNAD 2013, cerca de 3,1 milhões, entre 05 e 17 anos, estão nessa condição. 

DIGA NÃO AO TRABALHO INFANTIL! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.