sexta-feira, 27 de outubro de 2017

OUVIDORIA MUNICIPAL FAZENDO A DIFERENÇA NA VIDA DOS URUOQUENSES


A Ouvidoria Municipal de Uruoca tem por finalidade promover o exercício da cidadania, incentivando a participação popular na gestão, recebendo, encaminhando e acompanhando solicitações, sugestões, reclamações, elogios e denúncias dos cidadãos relativas à prestação de serviços públicos municipais em geral.

Divulgaremos a seguir um breve relatório das manifestações recebidas e encaminhadas pela Ouvidoria Municipal desde o início de sua implementação. 

Temos registrados um total geral de 843 manifestações. Sendo 60% deste chamados advindos através de Rede virtual (Formulário em site, e-mail, facebook e whatsapp) e 40% chamados presencialmente em nosso setor, localizado no Paço Municipal. 97% destes chamados foram finalizados, enquanto 03% está em andamento.

Desse quantitativo geral, 41% solicitam informações a cerca dos serviços ofertados pelo município, 36% fazem reclamações e denúncias, 17% fazem sugestões para o melhoramento dos serviços públicos e 06% rendem elogios ao Sistema Público Municipal.

Dos 843 chamados registrados, 27% são de referência à Secretaria da Saúde; 22% para a Secretaria de Obras Públicas, Urbanismo e dos Serviços Públicos; 16% para a Secretaria da Educação; 12% para a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Empreendedorismo e Renda; 09% para a Secretaria da Gestão; 07% para o Gabinete do Prefeito; 03% para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; 02% para Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte, Juventude e do Desporto e 02% para a Secretaria de Ouvidoria, Comunicação, Transparência e das Relações Institucionais. Nos registros, 78% das pessoas se identificam e requerem uma resposta através de mensagens via e-mail, telefone e redes sociais, enquanto 22% preferem usar o anonimato ou usar denominações indefinidas.

Os principais chamados referem-se aos atendimentos nos serviços públicos de saúde (Psf’s e hospital), farmácias, transporte. Solicitações de reparos em iluminação pública e prédios, serviços públicos urbanos, serviços educacionais (transporte escolar, merenda, problemas internos escolares), solicitações de serviços de recursos hídricos, atendimentos sócio assistenciais (Cad-Único, Cras), dentre muitos outros.

Vale Ressaltar que além desses quantitativos, já recolhemos com o projeto Ouvidoria Itinerante nas áreas da saúde e educação, mais de 1.100 questionários com avaliações dos serviços prestados.

Com todos esses dados, acreditamos cumprir com o cidadão o pacto de transparência dado ao tratamento dispensado às manifestações levadas à Ouvidoria Municipal. Ao longo desse período, foram grandes as situações em que a utilização dos serviços da Ouvidoria e/ou sua atuação contribuíram para o encaminhamento de soluções às demandas apresentadas, de forma individualizada e/ou coletiva, assim como auxiliou no desenvolvimento de ações da gestão com vistas à melhoria dos serviços oferecidos tanto à população, quanto aos servidores públicos.

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