Profissionais de todos os serviços oferecidos pela saúde do Governo Municipal de Uruoca participaram, na última quinta-feira (24), de mais uma oficina regional do projeto Qualifica APSUS. A iniciativa visa aprimorar a atenção primária da saúde pública e aconteceu na cidade de Massapê.
O Projeto QualificaAPSUS Ceará foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado em janeiro de 2016 com o objetivo de subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção (RAS).
As oficinas são intercaladas com a tutoria para a aplicação dos conteúdos teóricos na prática diária das equipes da atenção primária na unidade básica de saúde. Os participantes das oficinas fazem a multiplicação dos conteúdos nos municípios, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), e atuam como facilitadores na reestruturação da atenção primária. Essas atividades proporcionam instrumentos, ferramentas, tecnologias de planejamento e de organização do trabalho para a qualificação dos profissionais.
Adesão dos municípios ao QualificaAPSUS
O fator essencial para o desenvolvimento do Projeto QualificaAPSUS Ceará é a adesão dos gestores municipais, através do estabelecimento de uma cooperação técnica com a Secretaria da Saúde do Estado (SESA), pactuada na Comissão Intergestora Regional.
Ao realizarem a adesão, os Prefeitos e o Secretário da Saúde do Estado assinam o Termo de Cooperação Técnica (TCT), formalizando a pactuação dos compromissos entre os gestores municipais e estadual para efetivação do Projeto e o TCT não envolve transferência de recursos, mas de tecnologia para qualificação da Atenção Primária.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.