quarta-feira, 22 de março de 2017

MARIA ROQUE É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE



MARIA MOURÃO DE SOUZA nasceu em 15 de agosto de 1941 na comunidade de Gom Salavi, pertencente ao distrito de Paracuá-Uruoca.

A jovem Maria começou sua caminhada na jornada de parteira aos 16 anos. Ao adentrar a casa de mulheres em trabalho de parto, algumas, mãe de primeira viagem, a valente Maria encontrava, além de toalhas secas, água quente e uma família em oração, uma mulher prestes a dar a luz, precisando de suas mãos milagrosas. Desde muito moça, uma missão: trazer ao mundo vidas. Ser o elo entre a mãe, o bebê e o mundo que a espera. 

Crescendo então sua fama de mulher corajosa, não lhe faltou a labuta. Fez mais de 100 partos, permeando gerações de pais e filhos. Nos olhos, mãos e pés cansados da nossa guerreira da vida estava cravado o sorriso de quem ela trouxera ao mundo. Comadre ou mãe de umbigo, ela passou a fazer parte da vida de muitos que moravam na mesma comunidade que ela. Além de trazer muitas crianças de outras mulheres à vida, ela também tivera os seus. 20 filhos e uma longa estrada para trilhar. 

Agricultora, fiadora de algodão e chapeleira, Maria Roque era só generosidade. Fazia distribuição de comida para os trabalhadores da região. Matar a fome do outro é estender a mão para Deus, pedir a bênção e ser eternamente abençoada. Assim seguiu Maria Roque pelos caminhos do acolhedor Gom Salavi, ensinando o outro que, o que mais importa na vida é distribuir amor, é ser caridoso, é ser humano.

Hoje, ela é viúva, aposentada. Conserva, nos olhos, a esperança; nas mãos, o milagre; nos pés, uma vida. Já no peito, um Deus forte que lhe concedeu a graça de ser parteira. 

São esses referenciais de vida que fazem de Maria Mourão um exemplo de mulher que lutou e que vem se destacando no desenvolvimento de nosso município, portanto, merece nossa homenagem e reconhecimento. 


O PRÊMIO

A solenidade de premiação MULHERES DE DESTAQUE – Damas que contribuíram para a história de Uruoca é uma iniciativa da Primeira-Dama do município, Lidiane Albuquerque e tem como propósito reconhecer e premiar as 10 mulheres uruoquenses cujas histórias e trajetórias de vida se destacam/destacaram nos setores Social, da Educação, Saúde, Empreendedorismo, Política, Religião, Cultura e dentre outros, dando notoriedade aos seus relatos de vida para que sirvam de exemplo e inspiração para outras mulheres também fazerem a diferença. Essa será a primeira edição do prêmio, que acontecerá no dia 23 de março, a partir das 20:00h, na Quadra Poliesportiva da Escola Valdemar Rocha, conjuntamente com o desfile para a escolha da Miss e do Mister Adulto e Infantil Uruoca 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.