quinta-feira, 16 de março de 2017

MARIA CREUZA É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE



MARIA CREUZA ALBUQUERQUE DA SILVA nasceu dia 02 de dezembro de 1940 em Uruoca. 

Nasceu na cidade de Uruoca – Ceará, no dia 02 de dezembro de 1940. Filha do primeiro matrimônio de João Ximenes Albuquerque e Rita Correia Albuquerque. Era uma menina de família pobre e aos quatro anos de idade, ficou órfã de mãe. Nessa mesma época foi morar com sua tia Virginia Moreira(viúva), onde viveu até seus doze anos de idade. Em 1953 passou por outro momento traumatizante, perdeu sua segunda mãe, ficando aos cuidados de seus filhos: Dr. Humberto, Teobaldo, Edmilson, José Moreira, Capitão Edson e Edmar que dela cuidaram muito bem, sempre visando seus estudos, por ser a maior preocupação de sua mãe.

Iniciou seus estudos em escolas particulares concluindo em 1950 o curso primário. Em 1951, segue para São Benedito e no Ginásio São Benedito fez o curso de admissão e cursou os dois primeiros anos do ginasial, sendo transferida para o Ginásio Sant’ana onde concluiu o restante do curso no ano de 1959. Em 1962, no mesmo ginásio, na cidade de Sobral, recebeu o diploma do curso normal. Em Fortaleza, capital do Ceará em período de férias, fez Licenciatura curta, na Universidade Estadual do Ceará, dando-lhe o direito de ensinar o primeiro grau. Em 1986, na Universidade Vale do Acaraú, planificou sua faculdade e recebeu seu diploma de nível superior. Frequentou cursos, seminários e congressos.

Sua primeira experiência de trabalho foi no ano de 1963, quando assinou seu primeiro contrato profissional, como professora estadual nas Escolas Reunidas de Uruoca.(atual Escola Olímpio Sampaio) Ali deu seus primeiros passos. A partir daí algumas coisas mudaram. Como professora mostrou sua capacidade com jeito especial e após quatro anos, foi nomeada diretora da mesma escola. Com muita responsabilidade provou seu potencial e conquistou o apoio de alunos, professores, funcionários e pais, e do período que ali passou até hoje conhecida pelas obras que ninguém esqueceu. Em 1980, recebeu ampliação de mais cem horas aulas que foi outro momento importante para sua vida profissional.

Mesmo após sua aposentadoria, continuou em atividade, podendo ser citados os trabalhos desenvolvidos no Centro de Multimeios.

Outra atividade que também lhe trouxe satisfação pessoal e se entregou com bastante prazer, foi trabalhar junto com seu esposo Eudes matos da Silva, em sua farmácia, dando-lhe apoio principalmente para que ele pudesse desenvolver suas atividades políticas.

Fazendo uma retrospectiva de sua vida matrimonial, casou-se em 21 de julho de 1965 e dessa união conjugal nasceram os filhos: Francisco Eudes, Francisco Willams e Francisco Nacélio, e desses filhos foram gerados cinco netos, um bisneto, além de ter ganho três noras.

Atualmente, principalmente após a perda prematura de seu querido esposo, procura preencher as lacunas deixadas, com atividades domésticas e trabalhos artesanais, sem nunca esquecer de sua atividade religiosa, pois sempre acreditou que Deus existe, é justo e nos ama.

São esses referenciais de vida que fazem de Maria Creuza um exemplo de mulher que lutou e que vem se destacando no desenvolvimento de nosso município, portanto, merece nossa homenagem e reconhecimento. 

O PRÊMIO

A solenidade de premiação MULHERES DE DESTAQUE – Damas que contribuíram para a história de Uruoca é uma iniciativa da Primeira-Dama do município, Lidiane Albuquerque e tem como propósito reconhecer e premiar as 10 mulheres uruoquenses cujas histórias e trajetórias de vida se destacam/destacaram nos setores Social, da Educação, Saúde, Empreendedorismo, Política, Religião, Cultura e dentre outros, dando notoriedade aos seus relatos de vida para que sirvam de exemplo e inspiração para outras mulheres também fazerem a diferença. Essa será a primeira edição do prêmio, que acontecerá no dia 23 de março, a partir das 20:00h, na Quadra Poliesportiva da Escola Valdemar Rocha, conjuntamente com o desfile para a escolha da Miss e do Mister Adulto e Infantil Uruoca 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.