Elça Barros Pessoa nasceu em 27 de setembro de 1943, na cidade de Uruoca.
A história dessa guerreira é bordada com amor e dedicação na área da saúde. Em 1982, iniciou suas atividades no Hospital Municipal como auxiliar de enfermagem. Além de outras funções de enfermaria, sua contribuição seria imensa nas salas de parto, trazendo ao mundo vidas. Contratada pelo Estado, Elça Barrros faria ecoar o choro de muitos bebês nas paredes do hospital de Uruoca. A primeira parteira que o hospital conheceu faria as honras da casa a quem fosse chegando.
O trabalho na saúde ainda foi além dos muros do hospital, pois prestou assistência à cadeia pública, amparando os presos que ali se encontravam. Suas mãos, além de uma carreira com jaleco e bandeja, também coleciona o trabalho com a terra, pois foi agricultora, encontrou elo para dar assistência aos trabalhadores rurais. Foi presidente de associações e contribuiu significativamente para a construção da figura feminina uruoquense guerreira, bondosa e humilde.
Seu espírito generoso ainda se permeia no campo religioso. Nele, presta trabalho voluntário como Ministra da Eucaristia há mais de 20 anos. Sendo a atual coordenadora do grupo de ministros, também participa do Apostolado da Oração e Pastoral do Dízimo.
Sua história de luta seria digna de letra para músicas e poemas, conseguiríamos escrever um livro pondo cada detalhe para nada deixar escapar.
São esses referenciais de vida que fazem de Elça Barros Pessoa um exemplo de mulher que lutou e que vem se destacando no desenvolvimento de nosso município, portanto, merece nossa homenagem e reconhecimento.
O PRÊMIO
A solenidade de premiação MULHERES DE DESTAQUE – Damas que contribuíram para a história de Uruoca é uma iniciativa da Primeira-Dama do município, Lidiane Albuquerque e tem como propósito reconhecer e premiar as 10 mulheres uruoquenses cujas histórias e trajetórias de vida se destacam/destacaram nos setores Social, da Educação, Saúde, Empreendedorismo, Política, Religião, Cultura e dentre outros, dando notoriedade aos seus relatos de vida para que sirvam de exemplo e inspiração para outras mulheres também fazerem a diferença. Essa será a primeira edição do prêmio, que acontecerá no dia 23 de março, a partir das 20:00h, na Quadra Poliesportiva da Escola Valdemar Rocha, conjuntamente com o desfile para a escolha da Miss e do Mister Adulto e Infantil Uruoca 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.