quarta-feira, 15 de março de 2017

ALDEBIZA CARNEIRO É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE



MARIA ALDEBIZA SILVEIRA CARNEIRO nasceu dia 20 de outubro de 1955, na localidade de Santo Antônio.

Maria Aldebiza Silveira Carneiro, nasceu no dia 20 de outubro de 1955 na localidade de Santo Antônio, em Uruoca. Filha única do casal Raimundo Nonato Silveira e Dona Maria Odete Silveira. Família humildade que sempre ensinou a mesma o respeito pelo os mais velhos e a humildade. Teve uma infância cheia de muito amor, pois seus familiares a tinham como a caçula da família. Seus pais viajavam muito, começou a enfrentar a vida muito cedo, sem temores, mostrando sempre coragem, tinham orgulho de sua determinação, da sua capacidade de adaptação, seu poder de liderança e integração com as pessoas. Moraram três anos no paraná, onde aprendeu muito sobre agricultura, pois era a parceira do seu pai na plantação de algodão e soja. Retornaram ao Nordeste, foram morar em Parnaíba e logo voltando para uruoca no de 1969, foi quando a menina moça conheceu seu futuro esposo, José Randeglácio Gomes Carneiro. Como seus pais não aceitavam o namoro, Randeglácio muito determinado, resolveu fugir e casa-se com Aldebiza aos 14 anos de idade. Deste enlace matrimonial, nasceram quatro filhos: Maria do Socorro (Sheila), Randejus, Roney e Tuanny.

Em 1978 seu esposo já era envolvido em política, pois trabalhava para o líder maior Aniceto Rocha, o qual considerava um pai. Neste período Aniceto Rocha confiou-lhe um cargo que na época era de grande importância no município, pois tratava diretamente com o povo mais sofrido, a mesma se tornou a representante do Fundo Rural, que tinha como objetivo aposentar os trabalhadores rurais do nosso município, época de muitos escândalos nas aposentadorias, mas Aldebiza mostrou competência, compromisso, transparência e segurança no seu trabalho. Foram mais de cinco anos de amor e humildade, onde conquistou muitos amigos e ainda hoje conserva estas amizades. Logo ganhou um emprego no Estado de Auxiliar de Serviço Geral, nunca se envergonhou de assumir, trabalhava com amor em tudo que lhe colocava estava sempre disposta ajudar a quem precisasse. Foi convidada a trabalhar na Casa do Idoso que abraçou com todo carinho e hoje ainda tem velhinho que conta com saudade a convivência que tiveram com a mesma estava preparada para representar o povo no poder Legislativo Local. Seu foi o primeiro a incentivar e estimular a Aldebiza a aceitar a candidatura a vereadora quando foi convidada pelo líder Aniceto Rocha.

Foi a primeira mulher a ganhar com votos expressivos. Sempre do lado da família e dos mais fracos, essa mulher desenvolveu um trabalho voltado para o respeito e a lealdade. O povo via credibilidade e compartilhava de tudo isso. E foi nas urnas novamente que o povo mostrou seu carinho e agradecimento já conquistado pelo seu desempenho da primeira vez. Na terceira candidatura foi Presidente da câmara nos dois primeiros anos de administração, foi quando perdeu seu esposo e filho num ato covarde de pistolagem, mesmo assim ela continua fazendo o seu trabalho. Candidatou-se pela quarta vez, no momento só com duas filhas, Sheila e Tuanny e Deus que lhe deu força para permanecer firme. Contou sempre com a ajuda de seu povo, quando se refere aos uruoquense hoje, esta mulher se define assim, valente corajosa, sem medo. Agora no dia, 01 de janeiro voltou a assumir a Presidência da Câmara, o qual tem um compromisso com o seu povo, em divulgar as ações e projeto da Administração de forma democrática e participativa.

Presidenta da Mesa Diretora Câmara pela terceira vez, se destacado por modernizar a estrutura da casa. Podemos contar com o site da Câmara onde estão disponibilizados os Projetos aprovados e o informativo do Poder Legislativo. Atualmente a casa ganhou uma reforma permitindo uma melhor acomodação para os vereadores e a população uruoquense.

Aldebiza esteve à frente do poder Legislativo durante 6 anos consecutivos, na Presidência da casa do povo, trabalhando sempre com transparência. Depois de 25 anos dedicados ao uruoquense, resolveu dar um tempo em sua vida política, não se candidatando na última eleição, mas não do povo, pois sua casa continua recebendo visitas da população.

Hoje, nesta nova gestão foi convidada pelo o Prefeito Francisco Kilsem a participar como secretária de Ouvidoria, Comunicação, Transparência e Relações Institucionais. Apesar do pouco tempo vem desempenhando um excelente trabalho como fez em toda sua trajetória profissional e política.

São esses referenciais de vida que fazem de Maria Aldebiza Silveira Carneiro um exemplo de mulher que lutou e que vem se destacando no desenvolvimento de nosso município, portanto, merece nossa homenagem e reconhecimento.


O PRÊMIO

A solenidade de premiação MULHERES DE DESTAQUE – Damas que contribuíram para a história de Uruoca é uma iniciativa da Primeira-Dama do município, Lidiane Albuquerque e tem como propósito reconhecer e premiar as 10 mulheres uruoquenses cujas histórias e trajetórias de vida se destacam/destacaram nos setores Social, da Educação, Saúde, Empreendedorismo, Política, Religião, Cultura e dentre outros, dando notoriedade aos seus relatos de vida para que sirvam de exemplo e inspiração para outras mulheres também fazerem a diferença. Essa será a primeira edição do prêmio, que acontecerá no dia 23 de março, a partir das 20:00h, na Quadra Poliesportiva da Escola Valdemar Rocha, conjuntamente com o desfile para a escolha da Miss e do Mister Adulto e Infantil Uruoca 2017. A partir de hoje, 14 de março, começaremos a divulgar os nomes das mulheres que serão homenageadas, bem como, um pouco de sua biografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.