quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A LUTA CONTINUA: NOVEMBRO AZUL DIRECIONA AÇÕES À SAÚDE DO HOMEM


      A exemplo do ‘Outubro Rosa’, iniciativa que marcou as ações de cuidado com a Saúde da Mulher, o mês de novembro é destinado para a conscientização da importância com a Saúde do Homem. Criada no ano de 2003, na Austrália, a campanha ‘Novembro Azul’ realiza a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

     Trata-se de um projeto voltado à saúde do homem nas Unidades de Saúde da Família do município de Uruoca, onde durante o mês serão dedicadas ações que incentivem a vinda dos homens às unidades de saúde. Serão realizadas atividades de educação em saúde, saúde bucal, triagem, encaminhamento para consulta médica e exames laboratoriais.
       O Novembro Azul veio para intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem. Na maioria das vezes, ele não vai ao médico por iniciativa própria. Em muitos casos, vai por insistência da esposa ou dos filhos. É preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata em todo o país. O Instituto considera a doença da terceira idade porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. É a quarta causa de morte por esta doença, entre todos os tipos.
O Inca destaca ainda que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente no sexo masculino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.