segunda-feira, 10 de agosto de 2015

URUOCA PROMOVE AÇÕES PARA SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO


       Agosto é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Devido à importância da prática, o Governo Municipal de Uruoca organizou uma programação especial. A coordenação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
     Discutir a importância da amamentação através de roda de conversa e conectar esforços que permitam às mulheres trabalhar e amamentar em todos os lugares são os principais objetivos da iniciativa.  A ação pretendeu mostrar o progresso alcançado até o momento e as lacunas existentes e decisivas para o aleitamento materno; e fortalecer práticas que ajudam as mulheres que amamentam.
    Outra meta é estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens, para que compreendam a importância e relevância do aleitamento materno. 

Importância da amamentação
    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno é considerado a primeira vacina da criança: além de ter alto teor nutritivo possui um grande poder de imunização. O colostro é rico em anticorpos, tem uma grande quantidade de leucócitos, favorece o crescimento e é rico em vitamina A. Todas essas propriedades protegem contra infecções e alergias, icterícia, aceleram a maturação intestinal e previnem doenças oculares causadas por deficiência de vitamina A.

     A amamentação reforça o vínculo afetivo e ainda ajuda na recuperação da mãe, acelerando o útero para voltar ao tamanho normal e reduzindo o risco de hemorragia. Outro benefício é que diminui os riscos de câncer de mama e de ovário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.