terça-feira, 19 de março de 2019

URUOCA 62 ANOS: IVONE ARAÚJO É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE


IVONE ARAÚJO SILVEIRA, é filha de Zacarias Passos da Silveira e Vicência Araújo da Silveira. Ele, agricultor, comerciante e ela, dona de casa e costureira. De uma família pequena (total de 05 filhos) e sem grandes condições financeiras, valorizavam muito o estudo e a todos foi dada a oportunidade de estudar. Começou a estudar bem antes dos 05 anos e a primeira palavra que leu pra sua mãe foi a palavra URUOCA, já que o nome ficava bem visível logo ao lado da sua casa na estação ferroviária. 

Sempre estudou em escola pública, e concluiu o ensino fundamental II no ambiente escolar que seria sua casa por um longo tempo, a atual EEM. Olímpio Sampaio da Silva. Na época, Uruoca não tinha ensino médio. Ivone então começou o Ensino Médio em Granja, passou por Martinópole, Massapê e concluiu em Sobral. Fez vestibular para Letras e teve a honrosa classificação de segunda colocada no exame, na Universidade Estadual Vale do Acaraú.

O Curso de Letras foi dedicação há muitos tipos de leituras, produções, revisão de textos e o resultado de oportunidades surgidas ao longo dos anos, nessa mesma época começou a lecionar nas Escolas Municipais de 1º e 2º grau de Uruoca e de Senador Sá. 

Poucos anos depois de iniciar sua carreira no magistério, em 1990 recebeu o convite para ser a primeira Secretária de Educação do Município de Uruoca. No mesmo período, ainda existiam muitas escolas que funcionavam nas residências de professores e muitos destes não tinham a formação adequada ou tinham muitas vezes, o mesmo nível de escolaridade que precisavam para ensinar. Todas as escolas eram ligadas à secretaria e coube a ela, juntamente com o prefeito, nomear diretores e formar uma equipe de acompanhamento pedagógico. Foi a partir desse momento que começou o processo de descentralização da educação. Ficou no cargo por 03 anos na gestão do prefeito Francisco Rocha Porfírio, e por mais 02 anos na gestão do prefeito Joaquim Gomes Garcez Neto.

Em 1995 foi convidada por Elma Luce Pessoa Martins, diretora da época, a exercer a função de Coordenadora Pedagógica na sua escola de origem, onde fez o Ensino Fundamental completo e que posteriormente a acolheu como professora: atual EEM. Olímpio Sampaio da Silva. Ivone ficou então de 1995 a 1997 como Coordenadora Pedagógica; Em 1998 sai para assumir o concurso estadual que havia passado como professora. Em 1999 reassumiu a coordenação. 

Sempre buscando realizar seus sonhos, em 2001 participou da seleção para diretores daquela escola que conhecia cada passo da sua formação escolar e profissional; sequência a um trabalho onde construiu uma trajetória como aluna, professora, coordenadora pedagógica e por fim diretora. Ficou no cargo até março de 2008, onde foi cedida para o município para coordenar o projeto de Agente Comunitário de Educação; sendo de sua autoria a construção e o processo de acompanhamento.

Em 2012 retornou pra escola Olímpio Sampaio como coordenadora escolar. Em julho de 2013, após mais um processo seletivo, reassume a direção da escola onde ficou até 30 de outubro de 2016, depois de solicitar sua aposentadoria por cumprir legalmente sua função como servidora Estadual.

Foram 10 anos na gerência da EEM. OLÍMPIO SAMPAIO DA SILVA e procurou extrair o melhor que já havia estado ali; o que deu certo foi motivo de aprimoramento e adaptação para os dias de hoje e o que não deu, foi motivo de exemplo e aprendizado para que não caísse no mesmo erro. 

Atualmente está exercendo a função de Assessora Financeira na Escola Coronel Apoliano, na cidade de Senador Sá e coordena, ainda, o Projeto Uruoca, pessoas, lugares e histórias, onde há exatamente 01 ano está sendo contada oficialmente a história do município de Uruoca. 

Apaixonada pela riqueza e poder das palavras; pelo que se pode conseguir imaginar e sonhar. “Sonha com o dia em que professores e alunos troquem seus livros, recomendem, comentem e aprendam que leitura e escrita são armas para enfrentar o mundo; que o maior parceiro terrestre de um homem é o livro, ou Deus não teria deixado um para nossa orientação.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.