quinta-feira, 21 de março de 2019

URUOCA 62 ANOS: FRANCISCA ARRUDA QUEIROZ É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE


FRANCISCA ARRUDA QUEIROZ, nasceu em 24 de Maio de 1923, na fazenda “Santa Quitéria”, distrito de Uruoca (antigo Riachão), filha de Heráclito Natalencio Queiroz e Maria Arruda Queiroz. Estudou no Colégio Santana, em Sobral, mas não concluiu o 2.o grau, isso não a impediu de montar uma escola primeiramente na referida “Santa Quitéria”, anos depois em sua própria residência em Uruoca, experiência essa que serviu para que tomasse gosto pela profissão de professora. Ensinou no Patronato Municipal, fundado na primeira gestão do prefeito Joaquim Garcez Rocha e, posteriormente, nas Escolas Reunidas de Uruoca (hoje Escola do Ensino Médio Olímpio Sampaio da Silva). Neste último compôs o hino (letra e música).

Desde menina desenvolveu o hábito da leitura, o que lhe proporcionou a habilidade de escrever e o dom da oratória. Autora de vários poemas, acrósticos e crônicas que, infelizmente, nunca foram publicados.

Viúva, foi casada com Carlos Vasconcelos, de cujo consórcio teve 5 filhos, Francisco Carlos, Liduina, Niura, Carla e Hilo.

Durante os anos 70, foi monitora do “Projeto Minerva” (programa de rádio brasileiro elaborado pelo governo federal e que teve por finalidade educar pessoas adultas). Também, ensinou através do “Movimento Brasileiro de Alfabetização-MOBRAL” (órgão do governo federal cujo principal objetivo era o de promover a alfabetização funcional e educação continuada para os analfabetos de 15 anos ou mais, por meio de cursos especiais). Ainda no período de 1971 a 1976, foi correspondente do Jornal “O POVO”, o que lhe permitia escrever para uma coluna do referido jornal, noticiando os principais acontecimentos da cidade de Uruoca. Em 1976 foi embora para Fortaleza com toda a família, aonde a partir de 1977 lecionou na Escola Estadual de 1.º e 2.º Graus D. Hilza Diogo de Oliveira, onde se aposentou.

Hoje, professora aposentada, aos 96 anos de idade, 5 netos e 2 bisnetos. Lúcida, ainda contribui para a história oral do município, narrando episódios do passado.

Em 2013 retornou para Uruoca com sua Família trazendo suas histórias e recordações a todos que tiveram a satisfação de tê-la como professora e amiga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.