terça-feira, 30 de outubro de 2018

CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONTROLE SOCIAL EM URUOCA




Controle social, qual a importância de se debater este assunto? Quais as consequências de se ter maior conhecimento sobre estes temas? Estas questões foram trabalhadas no Curso de Formação em Controle Social em Uruoca. A formação foi realizada no período de 17 a 24 de outubro. Os conselhos que participaram: CAE (Conselho de Alimentação Escolar), CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social), FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e CME (Conselho Municipal da Educação). 

A iniciativa do Governo Municipal de Uruoca através da Secretaria da Educação foi voltado para capacitar conselheiros municipais, e tem por objetivo fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais. Auxiliando o poder público a executar políticas públicas que de fato atendam aos anseios da comunidade. 

Através dos conselhos municipais, o município cria um fortalecimento da cidadania, com tomada de decisões, controle dos recursos públicos, respeito aos princípios que regem a administração pública e defesa da qualidade de vida dos cidadãos. Sua missão é qualificar a intervenção dos sujeitos para atuação nos espaços de controle social, fortalecendo e desencadeando processos de participação popular, fundamentais para a promoção e defesa dos direitos humanos e para o exercício da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.