quarta-feira, 21 de março de 2018

CLEONICE MOREIRA RODRIGUES É UMA DAS MULHERES DE DESTAQUE


História de luta e empoderamento feminino: a vida de Cleonice Rodrigues

Sendo a arte o reflexo da nossa cultura e história, Cleonice Moreira Rodrigues, nascida em 11/03/1940, fez valer a citada frase, quando, desde cedo, mostrou talento para habilidades manuais artísticos, especialmente para pintura, bordado, costura, decoração e culinária. Áreas consideradas tipicamente domésticas, mas nas quais ela encontrou a oportunidade de empreender e ajudar a comunidade. 

Em meados de 67, casou-se com Antonio Rodrigues Ferreira e, no mesmo ano, montou um ateliê de costuras e bordados, exportando peças para Fortaleza e São Paulo. Era a mulher sonhadora e empreendedora que levava para fora da cidade sua arte e, com ela, o nome do nosso município, além garra das mulheres uruoquenses. 

Vale citar ainda que, em 82, obteve mais uma conquista profissional, inserindo-se na equipe da Escola Olímpio Sampaio da Silva, onde permaneceu durante quase duas décadas, exercendo as funções de professora de educação artística e bibliotecária. Porém, sua história é ainda mais emocionante, pois realizava trabalho voluntário para a comunidade, ajudando com decorações de ambientes, costuras de roupas para quadrilhas juninas e peças de teatro. Era Cleonice família, profissão e solidariedade artística. 

Ainda contribuindo com a comunidade, mas desta vez com enfoque nas mulheres, durante a direção do Centro comunitário Ana Garcez Rocha, incentivou cursos de empreendedorismo para mulheres uruoquenses. 

E não ficamos por aqui, essa mulher admirável ainda tem história na “beleza local”, tendo implantado o 1º salão de beleza de Uruoca, local que contribuiu para sua constante luta pelo empoderamento das mulheres uruoquenses. É digno destacar que, atualmente, ainda exerce informalmente suas atividades como cabeleireira em seu domicílio. Também assumiu a coordenação artesanal da Estação ferroviária, após ter sido implantada a loja de produtos do município. 

Em suma, “A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções.” E foi isso que Cleonice fez: deu ao céu de nossa cidade os tons de sua arte durante muitos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.