Uruoca e mais 14 municípios do Ceará passam a integrar a região do semiárido brasileiro, anunciou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB) durante reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Essa é mais uma conquista de Uruoca e de seu povo. Nosso prefeito Francisco Kilsem e nossos parlamentares, Sérgio Aguiar e Gorete Pereira, não mediram esforços para essa importante consecução.
ENTENDA AS VANTAGENS: Ao serem reconhecidos como parte do semiárido, os municípios têm acesso a financiamentos governamentais em condições mais favoráveis, prioridade na obtenção de recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), além de apoio em ações emergenciais.
Em todo o Brasil, chega a 1.189 o número de municípios reconhecidos como parte do semiárido. A população que vive nesses locais é superior a 25 milhões de habitantes. Em função da seca que atingiu o Nordeste principalmente entre 2012 e 2016, foi proposta nova delimitação, com inclusão de 54 municípios até agora.
Os critérios para inclusão no semiárido foram média anual de chuvas igual ou inferior a 800 milímetro, índice de aridez igual ou inferior a 0,5 e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano.
SECOM Uruoca/ Com informações: O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.