terça-feira, 8 de novembro de 2016

NOVEMBRO AZUL: GOVERNO MUNICIPAL PROMOVE AÇÕES PARA SENSIBILIZAR HOMENS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

CAMPANHA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO HOMEM: Novembro Azul serve como alerta para conscientização e prevenção do câncer de próstata.




Com o objetivo de intensificar a prevenção, o combate e o tratamento de doenças, sobretudo o câncer de próstata. O governo municipal de Uruoca, juntamente com Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizaram na manhã desta segunda-feira,07, o início da campanha do “Novembro Azul” uma campanha desenvolvida por diversas entidades para ampliar o debate sobre o câncer de próstata, oferecendo à comunidade o trabalho de diversos profissionais da saúde. Com o objetivo de sensibilizar o público masculino para se prevenir de doenças como câncer de próstata, diabetes e hipertensão arterial e outras.
A conversa foi ministrada pela a equipe de saúde do NASF, com o foco especialmente da conscientização sobre a doença e as formas de prevenção sobre o câncer de próstata, que consiste no controle das condições de saúde, exames regulares e ida anual ao urologista. Durante o encontro, os moradores também tiraram dúvidas e receberam instruções sobre a saúde masculina.
A programação se estende por todo o mês com atividades em vários pontos da cidade e ações intensificadas nas unidades básicas de saúde e pontos de atendimento na Zona Rural, com palestras sobre os problemas ocasionados pelo câncer de próstata.


SAIBA MAIS:

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Um dos principais fatores, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal, assunto que muitas vezes vira motivo de piadas entre alguns homens. Recomenda-se que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, e façam o exame preventivo, preferencialmente se houver incidência na família, já que isso é aumenta as chances de risco. Homens que não possuírem registro de antecedentes de câncer de próstata na família, idealmente podem optar em procurar o urologista e realizar o procedimento a partir dos 50 anos de idade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.