terça-feira, 4 de agosto de 2015

SEAGRI SEGUE COLHENDO BONS FRUTOS DE SEUS PROGRAMAS: MAIS FORRAGEM E CAJUCULTURA


     Os agricultores uruoquenses estão colhendo os frutos das visitas rotineiras nas suas propriedades rurais pelos técnicos da Secretaria da Agricultura de Uruoca. Já podemos observar os resultados das práticas culturais dos cajueiros na propriedade do Sr. Valdir Araújo. 
    Foi neste mesmo pomar que foi realizado no dia 22 de abril, um DIA DE CAMPO DA CAJUCULTURA, onde foi demonstrada a maneira correta da poda dos cajueiros. Hoje 3 (três) meses após a ação, pode-se observar resultados significativos, onde os cajueiros que foram podados estão em  pleno período de frutificação. Enquanto que os outros que não foram realizadas as podas, agora que estão iniciando esse processo. 


    O Governo Municipal de Uruoca através da Secretaria da Agricultura, vem desenvolvendo algumas práticas de convivência com o semiárido. Dentre estas, temos o Programa “Mais Forragem” que objetiva aumentar e melhorar eficiência alimentar do rebanho animal e consequentemente, a produção do produtor rural.      A prática de AMONIZAÇÃO está inserida dentro do programa “Mais Forragem”, que consiste no aproveitamento e melhoramento da qualidade de restos de culturas como a palha de milho, capins secos e outros. Esta prática de conservação de alimento é um método simples de ser realizado sendo de baixo custo, onde se utiliza a ureia como fator de enzimático para que as bactérias ureolíticas transforme esta ureia em amônia, quebrando a parte fibrosa da forragem, desta forma melhorando a digestibilidade do alimento. Portanto a amonização de forragens de baixa qualidade é uma prática fácil e barata que pode ser acessível ao pequeno produtor rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.