Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

ABORDAGEM DA CONSCIÊNCIA NEGRA NAS ESCOLAS DE URUOCA








Celebrações ao Dia da Consciência Negra movimentaram as Escolas Municipais de Uruoca, desde os CEI - Centro de Educação Infantil até o 9º ano do ensino fundamental II. Foram atividades desenvolvidas com o intento de resgatar e conscientizar sobre a importância dessa data 20 de novembro, é um trabalho de afirmação a cultura- afro em nossa história brasileira.

Nossas Instituições de Ensino estão atentas ao seu papel social, permitindo aos alunos, a vivência e o aprendizado ao respeito às diferenças, mas acima de tudo, com a compreensão da história e cultura de nossa gente, formada a partir de uma construção vivida e necessária para a formação cidadã. Nessa última semana, foram abordados trabalhos de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, sua importância e toda sua trajetória de luta.

A Secretaria Municipal da Educação de Uruoca, assegura através do seu calendário escolar a lei 11.645/08 que regulamenta a obrigatoriedade do ensino da história da cultura Afro Brasileira e Indígena, é uma maneira de valorizarmos essa gente que tanto lutou por sua liberdade. Por essa razão, é desenvolvido um trabalho de reflexão, não só nessa data alusiva do 20 de novembro, mas durante todo o ano letivo, sobre o respeito, a diversidade, e a igualdade em nossas escolas.

Uruoca através da Educação, reafirma o compromisso com a liberdade, isonomia, inclusão social e contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião, cor, etnia e outros. Parabenizamos as 14 escolas municipais, que abordaram, com significatividade esse dia tão insigne, em alusão a Consciência Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.