terça-feira, 18 de outubro de 2016

VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: URUOCA REALIZA ENCERRAMENTO DA III SEMANA DO BEBÊ

A Semana do Bebê visa desenvolver ações nas áreas da saúde, educação, assistência social, e fortalecimento dos vínculos familiares.










        A III Semana do Bebê de Uruoca foi encerrada nesta segunda-feira, 17, com uma programação repleta de atividades para as crianças, pais e gestantes da cidade. Com o tema “Todos juntos pela Primeira Infância”, a Semana do Bebê é uma ação realizada pelo Comitê Municipal pela Primeira Infância, formado por representantes das secretarias municipais.
Essa ação tem como objetivo de fortalecer as políticas públicas desenvolvidas junto à primeira infância em nosso território, destacando ações voltadas a este grupo específico. Levando informações sobre a importância da primeira infância (até os seis anos de idade).  A semana do Bebê é uma forma da gestão municipal apresentar seus trabalhos junto as crianças até seis anos de idade, mostrando que as ações são contínuas ao longo do ano.
Com uma programação intensa, a semana contou com excelente participação da população alvo da ação, grande envolvimento dos profissionais e da Comissão Organizadora. O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) fez rodas de conversas nos postos, consultas compartilhadas, salas de espera e massagem shantala, que aumenta o vínculo do bebê com a mãe, alivia o estresse e insônia nos bebês, como também, alivia cólicas.                      
A importância da atenção à primeira infância – Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, a atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

SOBRE A LEI:
LEI Nº 172/2015 sancionada pelo Prefeito Francisco Kilsem, no dia 3 de novembro de 2015 - Institui a Semana do Bebê de Uruoca e dá outras providências.
Art.3° A Semana do Bebê terá por objetivo:
I. Contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil,
II . Melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 3 anos;
Il . Diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce;
IV . Informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância;
V. Conferir visibilidade social às ações desenvolvidas no município de Uruoca, com foco na atenção à Primeira Infância.

Art. 4° A Semana do Bebê compreenderá a realização de seminários, ciclos de palestras e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino, postos de saúde, bem como, a divulgação de programas e serviços oferecidos às gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade, atendimento médico e psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.