sábado, 18 de outubro de 2014

URUOCA É DESTAQUE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Contação de histórias: Quando se trata em transmitir conhecimento, até os professores da Educação Inclusiva viram crianças.


   Uruoca vem consolidando sua posição como cidade referência em Educação Inclusiva. O município é um polo da Educação Inclusiva na região: Direito à Diversidade, um reconhecimento a sua atuação em programas de formação de gestores e educadores para efetivar a transformação dos sistemas educacionais em espaços mais inclusivos. 
   Uruoca conta com uma escola exclusiva para os alunos com deficiência intelectual e múltipla (Escola Walter Bezerra de Sá), além disso, o município oferece uma equipe preparada e especializada para atendimento aos alunos. Há ainda 09 escolas municipais de Ensino Fundamental e 04 de Educação Infantil. Todas contam com algum tipo de política de educação inclusiva, tendo ainda salas de recursos multifuncionais. A professora itinerante da Educação Inclusiva, Marlange Gomes, explica que as salas são um espaço de atendimento educacional especializado para alunos matriculados em classes comuns do ensino regular. "Com um espaço como este, voltado para estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou mesmo altas habilidades e superdotação, asseguramos condições de acesso e participação. O mais importante, entretanto, é a aprendizagem proporcionada", explica. A sala conta com um conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade.

PALAVRAS DA SECRETÁRIA:
   “Eu até me emociono de falar, porque quando vemos que a inclusão dá certo, que os alunos sem deficiência interagem tratando com igualdade aqueles que têm algum problema, quando presenciamos os pais e os professores maravilhados em ver que eles participam das atividades, que estudam e se apresentam como todos os outros, aí entendemos que muitas brigas valem a pena ser compradas. Não tem preço que pague a alegria que a inclusão promove”, afirma Sheila Andrade, secretária da Educação.

Uruoca fazendo a inclusão: construindo há 11 anos uma história de igualdade e de oportunidades para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.