terça-feira, 22 de julho de 2014

PRORROGADA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO


    Aos pais uruoquenses que não tiveram tempo e ainda não levaram os filhos de seis meses a menos de cinco anos aos postos de saúde para serem vacinados contra o sarampo, uma boa notícia: a Secretaria da Saúde prorrogou para até o dia 25 deste mês de julho o encerramento da campanha de vacinação. O órgão informa que o novo prazo tem o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do sarampo e evitar que a doença se propague no município.

SARAMPO 
     O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.
   O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

SINTOMAS
    Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik).
    Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.